Técnicas de Merchandising – Como aumentar o preço de um produto


Engana-se quem pensa que técnicas de Merchandising são apenas aparições “espontâneas” de produtos em alguma cena da sua novela ou do seu programa de televisão favorito.

Na verdade, quando utilizado dessa forma, o termo denomina-se Merchandising Editorial, ou Tie In, ou mais recentemente Product Placement.

O Merchandising ao que vou me referir trata-se do conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizadas por empresas com vista a aumentar a rentabilidade do ponto de venda e o escoamento de produtos.

Esse é um caso real que eu tinha visto no livro Vamos as Compras! e agora ele apareceu de novo no livro Merchandising no Ponto de Venda

A história é contada por um vice-presidente de Merchandising de uma rede norte-americana de lojas de roupas para mulheres jovens, que analisava os passos de sua exibitécnica de camisetas.

Como vender uma camiseta usando técnicas de Merchandising

Compramos certas camisetas do Sri Lanka por $3,00 cada, depois, trazemo-las para cá e costuramos as instruções de lavagem, que são em Francês ou Inglês. Observe que não afirmamos que as camisas são fabricadas na franca. Mas o consumidor pode aferir o que quiser.

técnicas de Merchandising

Camisetas T-Shirt, Made in 15 de Maio, SP

Depois, fazemos um baita merchandising com elas: dobramo-las direitinho em um display de mesa de bom-gosto e, na parede atrás, penduramos uma enorme e deslumbrante fotografia de uma linda mulher em um local exótico vestindo a camiseta. Parece uma modelo de um milhão de dólares.

Depois, chamamos a camiseta de Expedition T-Shirt e a vendemos por $37,00. E vendemos um monte delas.

Veja como a ação não envolveu enormes quantias de dinheiro, apenas conhecimento, inteligência e criatividade.

Vai me dizer que você nunca viu umas T-Shirt por aí? Eu duvido!

E se até os gringos conseguem fazer, garanto que nós brasileiros também conseguimos, só que muito melhor!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com