Use os maus exemplos de um mau chefe a seu favor


mau-chefe

Não é tão incomum que um novo chefe seja contratado e comece sua gestão apontando defeitos no trabalho de seus subordinados, antes mesmo de entender direito como o trabalho deve ser feito.

Se isso acontecer em sua empresa, certamente você e seus colegas ficarão muito irritados com esse tratamento.

A irritação é compreensível, mas a primeira sugestão que eu daria é a mais sensata. Tente entender que o novo chefe precisa provar rapidamente que a empresa contratou o profissional certo.

De fato, existem dois chefes que exageram um pouco ao apregoar os eventuais erros que a empresa possa ter cometido antes da chegada dele, o salvador da pátria.

Mas, independente dessa estratégia altamente duvidosa, a vida de um novo chefe tem duas fases.

A primeira dura, no máximo, três meses.

Essa é a fase em que o novo chefe pode culpar o passado pelos maus resultados do presente.

Durante essa fase, ele até poderá contratar alguns amigos fiéis, com o argumento de que o pessoal da casa é meio fraquinho. Poderá até demitir um empregado mais antigo, para mostrar quem é que está no comando.

Essas atitudes só demonstram uma coisa: que o novo chefe está inseguro de sua capacidade para liderar a equipe.

Mas, a partir do quarto mês, começa a segunda fase.

Aquela em que o novo chefe precisará apresentar resultados convincentes no presente para provar que tem futuro.

A experiência prática mostra que a segunda fase é o reflexo da primeira.

Via de regra, o chefe que dá certo é o que começa a conquistar a confiança da tropa assim que pisa no campo de batalha. O chefe que dá errado é o que pensa que pode vencer uma guerra lutando contra seu próprio exército.

Mesmo que parte das críticas que ele esteja fazendo aos subordinados tenha fundamento, o confronto só vai produzir uma equipe sem a necessária motivação para dar o suporte de que o novo gerente vai necessitar na segunda fase.

Por isso, aqui vai a grande reflexão desse texto: use o comportamento de um chefe inseguro como uma aula prática.

Aprenda com ele o que não fazer para que no momento em que você se tornar chefe, não acabe cometendo as mesmas besteiras .

Aliás, foi exatamente dessa forma que eu me tornei professor 🙂


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com