Você já pensou em ser um Mensch?


Mensch é uma palavra em alemão que significa “ser humano”. Se você é um mensch, você é honesto, justo, generoso e transparente, não importando com quem você está lidando e quem poderá vir a tomar conhecimento da sua atitude.

Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas em tecnologia e marketing do mundo, utiliza o termo mensch em seu livro best-seller Encantamento: a arte de modificar corações, mentes e ações para dizer como as pessoas devem proceder para conquistar a confiança uma das outras. Para dar força as suas palavras, o autor utiliza o seguinte quadro de diretrizes:

10 diretrizes para ser um Mensch

C8298F54-1A5A-4404-BB36-921221902E0F

Dentre elas, eu gostaria de comentar a de número 6 – “Contrate pessoas que sejam tão inteligentes quanto você ou mais e dê a elas a oportunidade de crescer”.

Gostaria de convidar o leitor a refletir essa diretriz levando em conta nossa cultura brasileira, uma cultura paternalista, onde ser chefe para a maioria das pessoas significa necessariamente ser o detentor de maior conhecimento e poder.

Levando em conta essa definição mental pergunto: qual a chance de um chefe assim contratar alguém talentoso o suficiente e lhe oferecer oportunidades de crescimento para quem sabe um dia esse lhe roubar o seu reinado?

Pois essa é a mentalidade da maioria das pequenas empresas do Brasil. Soma-se ainda o receio que os tais chefes enfrentam em oferecer treinamentos para seus funcionários com a alegação de que um dia eles poderão abandonar suas empresas e levar embora todo o conhecimento adquirido e custeado por ele.

Um pensamento ultrapassado e arcaico, mas que ainda persistirá enquanto as empresas forem comandadas pelos tiranos da geração retrasada.

Na direção contrária está essa nova geração de empresários de Startups. Detentores de um pensamento mais ágil e flexivo, sabem que para conquistar a confiança das pessoas e de seus funcionários o melhor caminho é algo parecido com a diretriz 10 – “Compartilhar seu conhecimento, a sua experiência e as suas melhores práticas com os demais”.

Quem compartilha conhecimento só tem a ganhar. Ganha reputação, ganha respeito, ganha pessoas, é um caminho rumo ao crescimento.

Para concluir o texto, vai uma brilhante frase do próprio Guy:

Se você quiser que as pessoas se lembrem de você como aquele que ajudou aos outros a transformarem o mundo em um lugar melhor, seja um mensch. É simples assim.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com