Conselhos ao Jovem Administrador – Você pergunta e eu Respondo


PerguntaseRespostasEssa semana recebi um email com algumas perguntas de uma aluna que está cursando Administração. Como provavelmente podem ser questões que gerem dúvidas em outros alunos, resolvi publicar as respostas aqui no blog. Vamos lá!

1) É possível perceber que existe milhares de administradores se formando durante o ano. Você acredita que, no quadro atual, ainda há espaço para nós? Qual diferencial as pessoas buscam para preencher as melhores vagas?

Acredito que sempre existiu, e sempre existirá, vaga para administradores, pelo menos para aqueles que minimamente se preocuparam em desenvolver-se durante a faculdade, seja fazendo estágios ou mesmo participando de atividades extracurriculares. O problema na verdade, refere-se quanto a remuneração, que convenhamos, é vergonhosa.

Sinceramente, como administrador, existem duas formas de você ganhar um bom salário hoje. A primeira é você trabalhar em uma multinacional, que apesar de ser um caminho infinitamente mais difícil, ainda é o mais escolhido. Digo difícil porque além de exigir fluência em no mínimo dois idiomas, bem como vivência em outros países, ainda tem a questão de depender de indicações e de sair em desvantagem caso você não tenha estudado em uma faculdade de grande renome, como FGV ou INSPER.

Já o segundo caminho, esse muito mais fácil, é você se tornar dono de um negócio, se tornar um empreendedor. Nesse caso, o sucesso dependerá muito mais de quão valiosa será sua ideia e de quão motivado você estará para implementa-la.

2) Quais as maiores dificuldades durante o processo de desenvolvimento na carreira? Você tem alguma dica para contornar esses obstáculos?

Sem medo de errar, posso afirmar que a maior dificuldade do jovem hoje é conseguir postergar suas satisfações consumistas. Quando um jovem prefere gastar uma fortuna em um Iphone, ou em qualquer outro divertimento passageiro, como um show sertanejo, em vez de concentrar seus poucos recursos em aprimoramento profissional, ele está invertendo a ordem natural do sucesso, onde o sacrifício vem antes da diversão.

Mas a verdadeira pergunta que é importa é:  Como contornar esse obstáculo?

Primeiro: o jovem precisa contar com o incentivo familiar, esse sim é a base de tudo, os valores essenciais na vida de qualquer pessoa devem primeiramente ser ensinados dentro de casa. Segundo: ele próprio precisa se conscientizar, é a tal da automotivação, o estudante precisa entender que o mercado de trabalho está duríssimo, e se ele não se aprimorar, ficará desempregado. E por último, ele também precisa se certificar de que seus 5 melhores amigos possuam a mesma ambição que ele. Quer uma dica retirada de livros de psicologia? Se você quer conhecer a personalidade de alguém, basta saber como é a personalidade de seus 5 melhores amigos.

3) Eu sempre tive muita dúvida quanto ao curso, por gostar de coisas mais artísticas como fotografias, quadros, músicas etc. Mas estou tentando pensar em alguma maneira de unir essas duas coisas. Você acredita que isso é possível? Tem alguma dica sobre o assunto?

Considero você uma pessoa de sorte. Digo isso porque ao terminar o curso de administração, você irá adquirir habilidades estratégicas, e não técnicas. Se você obtiver apenas a primeira, com sorte, você se tornará um bom empregado em um cargo gerencial, seja trabalhando em uma grande multinacional ou em um concorrido serviço público. Se você obtiver apenas a segunda, o caminho mais provável também será o de empregado, porém operacional. A chance de tornar-se um empreendedor existe, mas a probabilidade de você sofrer grandes perdas financeiras por desconhecimento do negócio são bem altas. Agora, se você possuir as duas, e também tiver coragem, você poderá se tornar uma empreendedora de sucesso.

Exatamente no seu ramo, por exemplo, acabei de ver a reportagem de uma fotografa que resolveu juntar suas habilidades artística com um bom toque de marketing, o resultado dessa união foi que ela acabou criando uma empresa que fotografa recém nascidos em cenários e posições perfeitas, todos eles dormindo (clique aqui e dê uma olhada no resultado).

Se você realmente gosta desse assunto, recomendo que você faça o seu TCC sobre um Plano de Negócios nessa área. Muitos alunos detestam o TCC porque pesquisam o que não gostam ou o que não enxergam aplicabilidade, o que não será o seu caso. Fazer essa pesquisa te possibilitará conhecer o seu mercado, os seus clientes e o seu produto. O importante é acreditar na sua ideia, eu mesmo tive um amigo que fez exatamente isso e hoje a sua pequena fábrica aqui no interior já se tornou uma das 3 mais conhecidas do Brasil.

Caso você já esteja para se formar, ou melhor dizendo, já tenho feito o seu TCC e não tenha nenhum emprego em vista, a dica que eu dou é que você aceite imediatamente qualquer tipo de serviço que se encaixe no seu ramo de atividade, mesmo que ele pague pouco. A experiência é de valor inestimado para um administrador, não caia na besteira de sentir-se desvalorizado no início ok?

Se você também tem alguma pergunta e gostaria de receber uma opinião minha, basta envia-la para o email gpdiego@hotmail.com . Prometo que responderei com todo prazer. Abraços!

 


Newslatter

Comentários

  1. […] confesso que eu não esperava tamanha repercussão do meu post no qual respondi 3 perguntas de uma leitora do blog, só no portal Administradores, por exemplo, o texto teve 3,5 mil […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com