Conselhos ao Jovem Administrador – Você pergunta e eu Respondo


PerguntaseRespostas

Pessoal, confesso que eu não esperava tamanha repercussão do meu post no qual respondi 3 perguntas de uma leitora do blog, só no portal Administradores, por exemplo, o texto teve 3,5 mil compartilhamentos. Muito obrigado mesmo! Como brinde pelo sucesso, algumas pessoas me enviaram alguns emails com mais perguntas, aos poucos irei responde-las ok? Vamos lá:

É verdade que todos precisam entender um pouco de administração?

Sem sombra de dúvida! Existe um grande equívoco por parte das pessoas ao pensarem que apenas quem é dono de algum negócio é que precisa saber sobre administração. Todos nós administramos alguma coisa, seja uma organização, uma equipe, uma família, e, principalmente, nossa vida pessoal. O conhecimento em gestão é aplicável a uma ampla variedade de esferas, e isso é magnífico! Porém, devo confessar que alguns administradores não enxergam com bons olhos essa invasão em nossa profissão, alegam que a desvaloriza. Já eu prefiro enxergar esse fato como uma oportunidade, já que trabalho prestando serviços de ensino corporativo.

Administração às vezes é um curso “curinga” para quem não sabe ainda que carreira seguir e presta vestibular pensando em mudar de carreira no futuro, já que tem uma formação ampla. Que conselho você daria para esses jovens?

Eu não vejo problema algum em ver jovens optando em fazer um segundo curso depois de cursar Administração. Como frisado anteriormente, o conhecimento adquirido nas disciplinas é válido para qualquer ramo que você venha a seguir posteriormente. Eu já presenciei vários amigos que obtiveram uma larga vantagem em entrevistas de emprego por possuírem a graduação em Administração. Hoje é muito comum presenciarmos dentistas, engenheiros, arquitetos, advogados e uma infinidade de outros profissionais em cursos de gestão. Acredito que cedo ou tarde o futuro formando terá que adquirir esses conhecimentos, é um caminho que não dá para fugir.

São vários os campos em que o administrador pode trabalhar. Com uma atuação tão diversificada, muitos estudantes ficam em dúvida sobre qual ramo seguir. O que você recomenda nesse sentido?

Realmente, essa dúvida é muito comum, eu passei por ela e também vi vários amigos enfrentarem esse dilema. O que eu recomendo é que o estudante em questão faça uma análise de cenários, afinal, depois de formado ele obrigatoriamente já deve possuir o conhecimento teórico para isso. Após essa etapa, basta ele filtrar as opções das quais ele tem maior afinidade, até finalmente achar a escolha mais adequada. O importante é saber que ambos os passos são necessários, digo isso porque uma coisa sem a outra não funciona. Não adianta ser apaixonado em uma área estagnada, bem como ser infeliz em uma área de crescimento vertiginoso.

Como você avalia o mercado de trabalho hoje para os recém-formados? Quais competências ou qualificações têm sido mais requisitadas?

O mercado de trabalho para o administrador está bem promissor, pelo menos na questão de oportunidades. Já a questão salarial é uma dificuldade a parte, infelizmente nossa classe ainda enfrenta o problema de desvalorização salarial. Para os que estão se formando agora, eu sugiro que primordialmente adquiram a habilidade de falar uma segunda língua. Em seguida, escolha uma área para se especializar e busque conhecimentos em softwares de gestão. Aqueles que conseguirem dominar outro idioma, bem como dominar o uso de ferramentas de TI, sairão na frente em qualquer entrevista de emprego.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com