Você sabe quem são os seus melhores clientes?


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A pergunta pode parecer ridícula, mas a verdade é que a grande maioria dos empresários não faz a mínima ideia de quem são os seus melhores pagadores!

Eles não sabem distinguir aqueles que compram frequentemente, daqueles que só aparecem em dia de promoção. Eles não fazem a mínima ideia da diferença do ticket médio dos melhores e dos piores compradores. A única coisa que eles conseguem se lembrar, no máximo, é de quem sempre atrasa os pagamentos e de quem sempre costuma pagar em dia, fora isso, se você perguntar, obterá uma bela de uma resposta negativa.

E como é que eu sei de tudo isso? Simples, sempre que eu vou dar alguma aula, curso ou palestra, eu faço essa pergunta para todos os presentes, e a esmagadora maioria sempre me responde negativamente. E não para por aí. Quando a resposta é positiva, eu prossigo perguntando como é que eles fazem esse controle, e a resposta que obtenho é: “ah, eu sei de cabeça, minha memória é boa”.

Esqueça o CRM, isso é coisa para empresa grande! (Ironia a todo vapor). Eu concordo que a sua memória pode funcionar quando você tem 100, 200 ou 300 clientes. Mas e quando chegar aos 500? Aos 1.000? Aí é um verdadeiro salve-se quem puder.

Quando você não consegue identificar quem são os seus melhores clientes, você corre o risco de trata-los todos da mesma forma, e isso está errado, muito errado.

Os benefícios devem ser dados a quem os merece. Esse princípio é válido seja na criação dos seus filhos, na administração dos seus funcionários ou mesmo na educação dos seus clientes.

Por que você deveria conceder desconto a um cliente que não paga em dia? Por que você deveria deixar um cara que só aparece na queima de estoque parcelar em 10 vezes? Você deveria gastar o seu orçamento de marketing, que já é limitado, com aqueles clientes que te recomendam para outras pessoas, ou mesmo que te elogiam publicamente no Facebook.

Poupe os seus recursos para quem valoriza sua empresa, para quem realmente te faz crescer.

E vamos que vamos!


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